Reflexologia Podal - Estudo da sua eficácia clínica em pacientes com demência

PODALSão cada vez mais os estudos clínicos realizados para alicerçarem de forma sólida e eficaz a prática terapêutica das Medicinas Complementares. A fundamentação e validação científicas destas terapêuticas contribuem para um aprofundar de conhecimento, imperativo para que os terapeutas possam trabalhar em uníssono e de forma integrada com a Medicina Convencional.

 

A Reflexologia Podal é umas das terapêuticas complementares sujeita frequentemente a esta análise científica. Um dos muitos exemplos destes estudos está descrito no artigo da Thomas Jefferson University em Filadélfia, denominado The clinical efficacy of reflexology in nursing home residents with dementia.

 

Este estudo experimental avaliou a eficácia da reflexologia na demência leve a moderada em utentes de uma casa de repouso. Aos mesmos foi aplicada reflexologia semanalmente tendo esta terapêutica contribuído para redução de desconfortos e diminuição da dor, bem como para uma melhoria da componente emocional.

 

A amostra incluiu 21 residentes com demência em estágio leve a moderado distribuídos aleatoriamente em dois grupos. O primeiro grupo recebeu reflexologia uma vez por semana durante quatro semanas seguidos por quatro semanas de visitas de amigos (condição de controle) de visitas amigáveis; o segundo grupo recebeu o mesmo mas de forma inversa (quatro semanas de visitas de amigos, seguidas de quatro semanas de reflexologia semanal).

 

O endpoint primário de eficácia foi a redução do sofrimento fisiológico medido pela alfa-amilase salivar. Também se verificou redução da dor através da aplicação de uma checklist de indicadores de dor não verbais, bem como melhorias emocionais recorrendo a uma escala de avaliação emocional aparente.

 

A experiência demonstrou que ao receberem tratamento reflexológico, em comparação com a condição controle, os residentes demonstraram redução significativa na dor observada na checklist, bem como na concentração da alfa-amilase salivar, comprovando-se assim a eficácia terapêutica da reflexologia na diminuição do stress e da dor em utentes com demência leve a moderada.

 

Voltar a Notícias

 

 

Scroll to Top