O que são os zumbidos?

zumbidosOs zumbidos ou acufenos, são ruídos nos ouvidos, provocados por situações patológicas variadas cuja origem não é proveniente do exterior. Todos nós já sentimos temporariamente uns desagradáveis ruídos nos ouvido após termos estados em contacto com fontes externas de ruido como por exemplo um concerto de música ao vivo ou uma noite numa discoteca. Esta situação é perfeitamente normal uma vez que os ruídos são reproduzidos durante um período tempo pelo sistema coclear do ouvido interno. Considera-se que existe um problema se o ruído permanecer constante.

Porque surgem os zumbidos?

As causas mais comuns para aparecimento dos zumbidos são as seguintes:

• Exposição prolongada a ruídos externos;
• Traumas no ouvido interno;
• Acumulação de cera no canal auditivo externo;
• Utilização de alguns fármacos;
• A idade (os zumbidos podem surgir ou tornar-se mais intensos a partir dos 60 anos).

Outra das causas que podem estar na origem dos zumbidos poderá ser um bloqueio mecânico a nível das vertebras cervicais superiores (C1 e C2) ou a nível da estrutura craniana como é o caso dos ossos temporais, onde está inserido o canal auditivo externo e interno. Estes bloqueios podem provocar compressão nas arterias e consequentemente um constrangimentos no abastecimento vascular, ou na passagem do ar dentro do canal auditivo externo. Qualquer das situações pode provocar um ruido tipo “sibilo”, sendo muitas vezes identificado pelo paciente como um zumbido.

Qual o tratamento para os zumbidos?


A nível da medicina convencional o tratamento mais utilizado passa pela prescrição de fármacos que tem como objectivo “camuflar” o ruido ao sistema nevoso central ou simplesmente a remoção da cera acumulada no canal auditivo externo.

A medicina não convencional, como é o caso da Osteopatia, Acupunctura, Quiromassagem, Reflexologia, actua na origem do problema através da normalização da funcionalidade das estruturas afectadas, com técnicas específicas, permitindo que quer a mobilidade da estrutura quer a vascularização se normalize, e dessa forma eliminar o “sibilo”.

 

Voltar a Notícias

 

Scroll to Top