Quiromassagem Avançada

 Curso de Quiromassagem Avançada

 2 anos

Introdução

 

A massagem pode ser entendida como a prática de aplicar força ou vibração através dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, tendões e ligamentos, para estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores ou sintomas corporais.

Assim, a Quiromassagem é considerada uma técnica específica, com fins terapêuticos, utilizada essencialmente para eliminar ou diminuir as dores musculares, sejam do tipo tensional, de bloqueio articular ou de falta de tonificação.
No geral, a massagem atua sobre o corpo e mente, proporcionando ao indivíduo uma melhoria do sistema circulatório, linfático, endócrino, digestivo e esquelético promovendo, desta forma, um aumento significativo ao nível da saúde e da qualidade de vida de cada um.

Para alcançar este objetivo, a Quiromassagem baseia-se na aplicação manual de um determinado tipo de manipulações, que podem passar por fricções, pressões, percussões e estiramentos, dependendo do efeito que se pretende atingir.
Em suma, os efeitos da Quiromassagem atuam basicamente na estrutura músculo-esquelética e circulatória do corpo humano, tendo igualmente um grande efeito a outros níveis, tais como ao nível do sistema nervoso, criando estados efetivos de relaxamento e alívio de tensão.

Como forma de manter a homeostasia e o equilíbrio do corpo, a Quiromassagem Avançada permite ainda actuar noutros sistemas do corpo, como por exemplo, o sistema de músculo-esquelético, responsável pelo nosso aparelho locomotor (músculos, ossos e articulações), a parte visceral (órgãos e vísceras), proporcionando um melhor funcionamento fisiológico e orgânico, e parte craniana (estruturas ósseas e membranosas da esfera craniana), responsável pelo equilíbrio principal do corpo humano.

Programa Curricular:

 

 

Módulo Carga Horária

TP

P

EC

Total

I

História, introdução e conceitos básicos da Quiromassagem. Introdução à anatomia humana. Efeitos da Quiromassagem. Fisiologia celular.
Introdução às técnicas manipulativas (história, Conceitos e princípios). Anatomia e avaliação articular do Ilíaco.

8 16 4 28
II

Constituição e Biomecânica da coluna dorsal e lombar. Topografia e técnicas de pressão.
Sistema cardiovascular. Tratamento das costas.
Correcção articular do Ilíaco e Ramas Púbicas.

8 16 4 28
III

Anatomia da coluna cervical. Miologia anterior e posterior do pescoço. Fisiologia do Aparelho digestivo. Tratamento do Pé.

Anatomia, Biomecânica e avaliação articular do Sacro e coccix.

8 16 4 28
IV

Diafragma. Miologia lateral da coluna lombar.
Tratamento das Pernas e Varizes. Sistema imunitário.
Técnicas de correcção articular do Sacro e Cóccix.

8 16 4 28
V

Musculatura profunda do ombro. Articulação do cotovelo. Miologia do cotovelo. Sistema endócrino.
Tratamento dos Adutores. Tratamento Abdominal.
Anatomia, Biomecânica e avaliação articular da Coluna lombar.

8 16 4 28
VI

Técnicas de diagnóstico- provas musculares.
Anatomia e miologia do membro superior e da mão.
Sistema nervoso. Tratamento da aerofagia e obstipação.
Técnicas de correção articular da coluna lombar.

8 16 4 28
VII

Anca. Articulação coxofemoral. Joelho. Sistema Muscular. Tratamento adelgaçante abdómen e coxa. Tratamento da coluna cervical.
Anatomia, Biomecânica e Avaliação articular do pé. Consequências mecânicas lesionais do pé.

8 16 4 28
VIII

Musculatura pélvico trocantérica. Miologia anterior e posterior da coxa. Fisiologia do sistema Renal. Tratamento Hepático e do braço. Tratamento da coluna dorsal.
Técnicas de correcção articular do pé.

8 16 4 28
IX

Articulação do pé. Miologia da perna e do pé. Sistema reprodutor. Tratamento da coluna lombar.
Anatomia e biomecânica e avaliação articular do Joelho. Técnicas de correção articular do joelho.

8 16 4 28
X

Tratamento tecido mole do ombro, braço e pé. Patologias.
Anatomia, biomecânica e avaliação articular da Anca. Técnicas de correção articular da Anca.

8 16 4 28
XI Análise de casos clínico em contexto de consulta. 4 8 4 16
XII Anatomia da Coluna Dorsal. Fisiologia Articular da coluna Dorsal. Avaliação articular da coluna dorsal. 4 8 4 16
XIII Topografia das vértebras dorsais. Pré-manipulações. Técnicas de correção articular da coluna Dorsal. 4 8 4 16
XIV Anatomia e fisiologia articular das Costelas. Fisiopatologia Costovertebral. Avaliação e técnicas de normalização articular das costelas. 4 8 4 16
XV Anatomia da vertebra Atlas e Áxis. Conceito de Plexo Braquial. Fisiologia articular do complexo occipital-atlas-áxis. Avaliação e Técnicas de normalização articular de Occipital, Atlas e Axis. 4 8 4 16
XVI Anatomia do Coluna cervical baixa. Fisiologia articular osteopática do segmento cervical C3-C7. Avaliação e Técnicas de normalização articular de C3-C7. 4 8 4 16
XVII Anatomia da articulação temporo-mandibular e Osso Hióide. Avaliação articular da ATM e conceito de oclusão dental. Pré-manipulações e técnicas de normalização articular da ATM. 4 8 4 16
XVIII Anatomia e fisiologia do Ombro. Biomecânica e mecanismo lesional do Ombro. Patologias articulares e extra articulares do Ombro. Lesões e Subluxações articulares. 4 8 4 16
XIX Avaliação articular do ombro. Provas Musculares e Especiais. Técnicas de normalização articular do ombro. 4 8 4 16
XX Anatomia da Articulação do Cotovelo. Patologia articular do cotovelo. Avaliação e técnicas de normalização articular do cotovelo. Tratamento de Epicondilites. 4 8 4 16
XXI Fisiologia articular do punho e a mão. Patologia articular e as lesões extra articulares. Avaliação e técnicas de normalização articular da mão e do carpo. 4 8 4 16
Total

124

248

84

456

 

TP = Aulas teórico-práticas

P = Práticas

EC = Estudo e trabalhos complementares

FAQ's

 

1. Tenho de ser da área da Saúde para poder tirar o curso de Quiromassagem Avançada?
R:
Não. O curso de Quiromassagem Avançada destina-se a todos aqueles que tenham interesse pela área das terapias manuais, independentemente da sua área académica ou atividade profissional.

 

2. Quais são as saídas profissionais que o curso de Quiromassagem Avançada proporciona?
R:
Em primeiro lugar o Terapeuta pode exercer a sua atividade por conta própria ou numa clínica privada. Poderá optar por exercer Quiromassagem Avançada em Instituições de Cuidados de Saúde, Centros de Reabilitação e Recuperação, Centros Desportivos ou Health Clubs, Termas, Lares de 3ª idade ou centros de Apoio a Deficientes.

 

3. Quando posso começar a exercer a Quiromassagem Avançada?
R:
O curso de Quiromassagem Avançada tem a duração de 2 anos letivos. Apesar de o aluno poder começar a praticar desde o primeiro módulo – sendo mesmo aconselhável que o faça, estará apto a iniciar a sua atividade de uma forma autónoma, quando terminar o respetivo curso.

 

4. O curso de Quiromassagem Avançada dá acesso a que tipo de Certificação?
R:
O Instituto Kiros Portugal é uma entidade formadora certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), estando por isso habilitada a emitir certificados de formação profissional através da Plataforma SIGO, permitindo desta forma que o referido curso seja reconhecido pelo Estado Português. Assim, no final do curso, o aluno receberá o respetivo Certificado de Formação Profissional.

 

5. Qual a importância da plataforma SIGO?
R:
A SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) é uma plataforma de acesso reservado onde as entidades formadoras registam os percursos de qualificação desenvolvidos pelo formando para posterior emissão de certificados.

 

6. É necessário cédula profissional para poder exercer a atividade?
R:
Não. Para exercer a atividade em Quiromassagem Avançada é apenas necessário um certificado de formação profissional.

 

 

PPara informações adicionais relativas ao Curso de Quiromassagem Avançada, estamos disponíveis para qualquer esclarecimento através do nosso email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Scroll to Top