Introdução
A massagem pode ser entendida como a prática de aplicar força ou vibração através dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, tendões e ligamentos, para estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores ou sintomas corporais.
Assim, a Quiromassagem é considerada uma técnica específica, com fins terapêuticos, utilizada essencialmente para eliminar ou diminuir as dores musculares, sejam do tipo tensional, de bloqueio articular ou de falta de tonificação. No geral, a massagem atua sobre o corpo e mente, proporcionando ao indivíduo uma melhoria do sistema circulatório, linfático, endócrino, digestivo e esquelético promovendo, desta forma, um aumento significativo ao nível da saúde e da qualidade de vida de cada um.
Para alcançar este objetivo, a Quiromassagem baseia-se na aplicação manual de um determinado tipo de manipulações, que podem passar por fricções, pressões, percussões e estiramentos, dependendo do efeito que se pretende atingir. Em suma, os efeitos da Quiromassagem atuam basicamente na estrutura músculo-esquelética e circulatória do corpo humano, tendo igualmente um grande efeito a outros níveis, tais como ao nível do sistema nervoso, criando estados efetivos de relaxamento e alívio de tensão.
Como forma de manter a homeostasia e o equilíbrio do corpo, a Quiromassagem Avançada permite ainda actuar noutros sistemas do corpo, como por exemplo, o sistema de músculo-esquelético, responsável pelo nosso aparelho locomotor (músculos, ossos e articulações), a parte visceral (órgãos e vísceras), proporcionando um melhor funcionamento fisiológico e orgânico, e parte craniana (estruturas ósseas e membranosas da esfera craniana), responsável pelo equilíbrio principal do corpo humano.
|