É canhoto? Sabia que tem um dia só para si?

noticiacanhoto

Dia 13 de Agosto é a data em que se celebra o Dia Mundial do Canhoto.

 

Este dia foi celebrado pela primeira vez em 13 de agosto de 1976, e apesar de ser comemorado anualmente neste dia desde então, só foi declarado oficialmente pelo clube britânico Left-Handers Day Club na década de 90. O objetivo era protestar contra a discriminação sofrida pelos esquerdinos no mundo e divulgar as vantagens e desvantagens de ser canhoto

 

Mas o cérebro de uma pessoa canhota é diferente do cérebro de um destro?

 

A lateralidade (dominância de um dos lados do corpo) é a preferência da utilização de uma das partes simétricas do corpo (mão, olho, ouvido, perna).

 

A lateralidade é importante, no sentido em que pode interferir no processo de aprendizagem de maneira decisiva: quanto mais consistente e homogénea for a lateralidade, mais facilmente as habilidades são desenvolvidas.

 

Na verdade, o que determina se a pessoa será destra ou canhota é o cérebro, que está dividido em 2 hemisférios: hemisfério esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, enquanto o hemisfério direito controla o lado esquerdo.

 

A preferência pela mão direita na maioria das atividades do dia-a-dia aponta para uma dominância do hemisfério cerebral esquerdo em funções motoras e de linguagem. Por sua vez, os canhotos têm dominância cerebral direita ou mista (isto é, distribuída entre os hemisférios direito e esquerdo) para a linguagem.

 

Ambas as estruturas mentais, de canhotos e de destros, funcionam qualitativamente ao mesmo nível, ou seja, não há diferenças intelectuais.

 

Cada hemisfério cerebral é responsável por diferentes funções. A maioria dos canhotos tem uma dominância do hemisfério direito logo, é natural que possam ter um melhor desempenho nas funções pelas quais esse hemisfério é responsável.

 

Assim, os canhotos podem ser mais propensos, por exemplo, a serem mais criativos, terem melhor perceção tridimensional, terem bom desempenho em desportos em que tenham que interagir com adversários (por exemplo, ténis e boxe).

 

Os canhotos podem também ter, na sua maioria, uma melhor capacidade de conexão entre os dois hemisférios, o que pode contribuir para uma capacidade de processamento da informação superior.

 

Feliz dia do canhoto!

 

Fonte: http://www.vidaativa.pt/a/canhotas

 

 

Voltar a Notícias

Scroll to Top