Desporto para a mente!

noticiamente

Com a chegada do calor os conselhos para a realização de atividade física ao ar livre aumentam. Nada como aliar o desporto à natureza, numa combinação paradisíaca.

 

Mas hoje propomos algo diferente: vamos exercitar a mente?

 

Treinar o cérebro é torná-lo mais eficiente. E um cérebro mais eficiente é capaz de encontrar as melhores soluções para os problemas do quotidiano ou tomar as melhores decisões, sejam estas mais simples ou mais complexas. Por isso, como esta é a época de férias por excelência, revela-se um bom período para a reflexão e, consequentemente, para as tomadas de decisão pós-férias.

 

Para o ajudar nesta tarefa, deixamos aqui algumas sugestões de exercícios para o cérebro:

 

• Pratique meditação
A meditação aumenta a capacidade de concentração. Melhora a saúde e fortalece o sistema imunológico, na medida em que promove o efeito o contrário ao gerado pelo stress. Proporciona tranquilidade e clareza ao raciocínio.

 

• Pratique jogos para o cérebro
Palavras cruzadas ou Sudoku são bons exemplos de exercícios para estimular o cérebro. Mas existem muitos outros…

 

• Faça exercícios para a memória
A memória é uma parte muito importante da mente humana e influencia consideravelmente na capacidade do cérebro em tomar boas decisões. Existem exercícios muito interessantes como: ler um livro e contá-lo a alguém (ou fazer um resumo por escrito); tentar recordar cada item que comprou no supermercado e comparar com o talão de compra; aprender uma nova língua; realizar operações matemáticas de cabeça… Outra dica: Alimentos com Ómega 3, Vitamina E, Magnésio e Ginkgo Biloba, também são bons para a memória.

 

• Aprenda a tocar um instrumento musical
Além de ter que aprender as habilidades motoras específicas do instrumento e a coordenação para o uso das duas mãos simultaneamente, será necessário a formação de um sem número de conexões no seu cérebro!...

 

• Experimente algo novo
Algo mais radical como viajar para lugares totalmente desconhecidos ou mesmo pequenas mudanças corriqueiras na sua rotina são capazes de estimular o cérebro de uma maneira diferente e proveitosa. Exemplos: escove os dentes com a mão não dominante, realize tarefas de olhos fechados, como tomar banho ou vestir-se de olhos fechados, veja as horas pelo espelho…

 

Agora que já exercitou a sua mente, está na altura de tomar decisões. O ano letivo 2018-2019 inicia em Setembro. Conheça a nossa oferta formativa através do nosso site e decida!

 

 

Voltar a Notícias

Scroll to Top