Desmistificando o conceito de “Pressão Arterial”

noticiaPressao ArterialÉ frequente ouvirmos: “Fui medir a pressão arterial e estava boa. Estava 12/8”. Afinal o que é que isto significa? 

 

 A Pressão Arterial (PA) é a tensão com que o sangue é bombeado nas artérias. Daí o nome de pressão “arterial” e não pressão venosa. Ou seja, quando o sangue é bombeado para fora do coração, ele é bombeado através das artérias – por isso aferimos a pressão arterial: a pressão com que o sangue é bombeado para fora do coração, gerando uma tensão na parede das artérias.

 

E o que é isso de 120/80 mmHg, que normalmente chamamos de 12/8?

O correto é chamar: 120 por 80 milímetros de mercúrio (unidade de medida da pressão). Esta é considerada uma pressão arterial “normal”. Mas o que é que significam os números: 120 e 80?

 

Para melhor percebermos, precisamos ter uma noção simples de dois conceitos:

 

Sístole – compressão cardíaca (quando estamos perante a sístole temos a injeção de sangue nas artérias).

Diástole – relaxamento das paredes do coração (quando estamos perante a diástole temos enchimento do coração).

 

Então:

 

“120” representa a pressão arterial sistólica (pressão com que o sangue é bombeado nas artérias).

 “80” representa a pressão arterial diastólica (é a pressão com que o coração relaxa).

 

À pressão arterial estão associadas outras noções importantes, para podermos perceber o correto funcionamento desta tensão:

 

Débito Cardíaco (DC) = Quantidade de sangue que sai do coração em 1 minuto (sai cerca de 5 a 5,5 litros de sangue por minuto).

Frequência cardíaca (FC) = Quantidade de vezes que o coração bate em 1 minuto (o coração bate em média 60 a 80 vezes por minuto).

Resistência vascular periférica (RVP) = É a resistência com que o sangue se opõe aos vasos sanguíneos. Assim, sempre que o sangue passa pelas paredes vasculares, ele passa com alguma resistência. É a partir daqui que surge o conceito de vasoconstrição (aumento da resistência vascular periférica, logo aumento da pressão arterial) e de vasodilatação (diminuição da resistência vascular periférica, logo diminuição da pressão arterial).

 

Assim podemos ter duas variações da pressão arterial:

 

Hipotensão (diminuição da pressão arterial). Abaixo de 100/70 mmHg é considerado Hipotensão.

Hipertensão (aumento da pressão arterial). Acima de 140/90 mmHg é considerado Hipertensão.

 

Agora quando for medir a pressão arterial já sabe o que isso significa!

Scroll to Top