Conferência “Osteopatia: Formação e Profissão”

img conferenciaDecorreu no passado dia 1 de Julho, em Silves, a Conferência “Osteopatia: Formação e Profissão”. Este encontro foi organizado pelo Instituto Piaget em parceria com o Instituto Kiros. Foi um dia repleto com palestras, debates e sessões de esclarecimento.

 

Tendo a Osteopatia como tema central, a conferência contou com oradores de ambas as instituições. No caso do Instituto Kiros, o mesmo foi representado pelo Dr. António Martín de Aguilar, Diretor Geral desta Instituição, sedeada em Sevilha, e pelo Dr. Miguel Gato, Diretor Geral do Instituto Kiros Portugal.

 

A referida terapia foi abordada sob várias perspetivas. O contributo da Osteopatia para a Saúde Humana foi obviamente o ponto de partida. Analisar o indivíduo em termos funcionais, em toda a sua cadeia estrutural, visceral e cranial, bem como a parte emocional, conduz a uma visão holística do indivíduo, permitindo encontrar deste modo soluções preventivas ou corretivas a nível não só dos sintomas, mas essencialmente das causas.

 

Os caminhos profissionais possíveis para estes terapeutas são inúmeros. Quem esteve presente teve oportunidade de ouvir ao vivo o testemunho do percurso profissional dos oradores do Instituto Kiros, eles próprios Osteopatas. Clínicas de saúde, Centros de Reabilitação, Ginásios, Clubes desportivos, SPAS… as possibilidades são várias e o caminho faz-se um pouco todos os dias…

 

Claro que o conhecimento é o que torna esta profissão possível e reconhecida. Daí a importância da formação que inclui, atualmente, o grau de licenciatura. Unir esforços entre todos aqueles que ministram “conhecimento” é a razão de ser desta parceria que juntou o Instituto Kiros e o Instituto Piaget. Formar profissionais de excelência.

 

Relativamente a todos os temas abordados houve um espaço dedicado ao debate e ao esclarecimento de questões.

 

A Conferência estava aberta a todos os interessados nesta área, nomeadamente osteopatas e futuros alunos do curso de Osteopatia, permitindo assim um contributo mais rico de experiências e opiniões de todos para todos.

 

Com casa cheia, foi assim que nos despedimos do auditório do Instituto Piaget Silves, no final da tarde de sábado.

Scroll to Top