Reflexologia e Saúde

img03 2“Quando os nervos dos pés forem corretamente entendidos, haverá menos necessidade de intervenções cirúrgicas.” 

William Osler (1849-1919), médico, “pai” da medicina moderna e profundo conhecedor de Reflexologia Podal.

 

A reflexologia é uma técnica de massagem que consiste na aplicação de pressão em pontos e áreas específicas dos pés, mãos ou orelhas. As regiões exigem várias intensidades de pressão para serem ativadas, a fim de aliviar dores e beneficiar diferentes órgãos e partes do corpo, que são representadas por pontos correspondentes.

Esta técnica é utilizada como coadjuvante dos tratamentos convencionais para determinadas situações como a insónia, stress, asma, cancro, problemas cardiovasculares, diabetes, dores de cabeça, função renal, TPM, sinusite, além de ajudar a eliminar as toxinas do corpo e promover o bem-estar geral.

 

Como é que a Reflexologia funciona?

 

A medicina tradicional chinesa (MTC) entende que os pés e as mãos são microssistemas, ou seja, regiões que representam o corpo humano (o macrossistema) dentro de uma pequena parte desse mesmo corpo. Desta forma, os pés, as mãos e até mesmo as orelhas, são utilizados dentro da terapêutica chinesa. A Reflexologia é um dos recursos utilizados para intensificar o tratamento, devendo ser utilizada nas várias terapias para que desta forma se possa chegar a um resultado efetivo.

A Medicina Chinesa entende o corpo como resultado da interação de energia e matéria, estrutura e função, yin e yang. Enquanto o yang impulsiona o corpo e rege as funções dos órgãos, o yin representa a estrutura e a nutrição. A MTC acredita que ao longo do corpo também existem canais que levam a energia de zonas superficiais do corpo, como a pele, para zonas profundas e os órgãos internos. O estímulo intenso das zonas reflexas fortalece este fluxo de energia, o que facilita a circulação do sangue e dos líquidos corporais.

O resultado desta estimulação é a eliminação de dores agudas, melhoria da circulação de sangue, alívio do stress, fadiga e outras tensões. 

 

A Reflexologia foi introduzida e desenvolvida no ocidente pelo médico americano Dr. William Fitzgerald, através de estudos teóricos e práticos os quais demonstraram o funcionamento e aplicação da Reflexologia como importante técnica terapêutica.

Esta técnica terapêutica é hoje em dia uma ferramenta de extrema importância para qualquer terapeuta dada a facilidade de aplicação, bem como a eficácia da mesma.

 

Em suma, mais do que uma “massagem nos pés”, a Reflexologia é um sistema terapêutico de estimulação de pontos em áreas específicas dos pés, mãos ou orelhas, contribuindo tanto para a prevenção de doenças, como para a melhoria do estado de saúde quando no organismo se verifica alguma situação patológica.

Scroll to Top