Já ouviu falar em Kinesiologia Aplicada?

img02Quantas vezes já ouviu falar de uma técnica ou de um termo aparentemente mais complexo, relacionado com o ser humano, mas não sabe bem ao certo o que quer dizer ou para que serve? A Kinesiologia Aplicada é provavelmente um desses casos. Vale a pena perceber!

 

 

A Kinesiologia Aplicada é basicamente um instrumento de diagnóstico que utiliza o Teste Muscular e outros parâmetros de medida como um mecanismo de feedback primário para examinar o corpo, verificar o que está mal e o que fazer com o paciente.

De uma forma geral, encontra-se um músculo que se testa débil, ou fraco, e em seguida procura-se verificar porque é que esse músculo não está a funcionar adequadamente. 

 

Desta forma, o resultado de um diagnóstico em Kinesiologia Aplicada determina a melhor terapia para a pessoa em causa (Osteopatia, Acupuntura, Homeopatia, etc.).

 

O uso do teste muscular manual para avaliar as funções do corpo foi introduzido pelo Dr. Goodheart, nos anos 60. Foi ele que desenvolveu os princípios fundamentais desta técnica, ao comprovar que a maioria dos músculos tem uma relação directa com os nervos que, por sua vez, controlam os órgãos. Gradualmente foi-se percebendo como cada músculo está relacionado com cada órgão, através de quatro vias: a nervosa, a sanguínea, a linfática e a energética. Por aqui se pode começar a perceber como é que a Kinesiologia permite ao terapeuta avaliar o estado funcional da totalidade do ser humano, através do seu estado muscular.

 

Na realidade, a finalidade da Kinesiologia Aplicada consiste em restaurar o equilíbrio dos factores Estrutural, Químico, Emocional e Energético do Indivíduo, proporcionando assim um estado completo de Saúde e Bem-Estar. Como? De uma forma simples: o próprio corpo sabe o que está errado e manifesta-se. O terapeuta apenas precisa colocar as questões certas ao corpo para identificar a natureza do desequilíbrio e confirmar a resposta do corpo como se este dissesse:  “Sim, obrigado. Era precisamente isso que eu precisava!”.

Scroll to Top