Lesões no Desporto

desportoCom a entrada do Ano Novo, renovam-se todos aqueles desejos de uma vida mais saudável. Entre eles está o clássico: “Este ano vou fazer mais exercício”. E faz muito bem! A actividade física proporciona um conjunto incalculável de benefícios para a nossa saúde. Mas fica o conselho: desporto sim, mas com cuidado!

 As razões que nos levam a praticar uma actividade física, quer seja numa vertente mais profissional, quer seja numa vertente mais amadora, são das mais variadas: questões de saúde, necessidade de relaxar, interesse pessoal, melhoria da condição física…

O risco de lesão associada à actividade desportiva é no entanto uma realidade que regista um aumento significativo de frequência.

 

Conheça as lesões desportivas mais comuns:

 

Contusão: Impacto forte que normalmente causa uma lesão nos tecidos moles (músculos, tendões, ligamentos) ou nas articulações. Muitas vezes também é acompanhada de impacto ósseo. A lesão manifesta-se como uma equimose (sangramento que ocorre e penetra nos tecidos, ficando uma mancha roxa no local) acompanhada de dor e inchaço.

 

Estiramento e Roturas Musculares: É uma lesão muscular que pode ir desde um alongamento excessivo do músculo até à rotura das fibras musculares. Estas lesões tanto podem atingir músculos como tendões e normalmente ocorrem na sequência de um esforço maior ou mesmo extremo. São normalmente acompanhadas de dores intensas localizadas podendo levar à incapacidade funcional.

 

Tendinite: Inflamação de um tendão que normalmente resulta do esforço excessivo na junção musculo-tendinosa ou do excesso de repetições do mesmo movimento. Pode evoluir para rotura do tendão. Manifesta-se pela presença de dor, hipersensibilidade ao toque, inchaço e limitação funcional dos movimentos.

 

Entorse e Rotura de Ligamentos: Estiramento excessivo dos ligamentos e dos outros tecidos estruturais que envolvem e promovem a estabilidade das articulações. Normalmente é causado por movimentos bruscos, traumatismos ou má colocação osteoarticular. Caracteriza-se por dores intensas localizadas, vermelhidão da pele, inchaço e uma grande incapacidade funcional.

 

Lombalgia: Conjunto de intensas manifestações dolorosas na região lombar, decorrentes de traumatismo, posição viciosa ou movimentos bruscos nessa região (exemplo: levantar pesos incorrectamente). Normalmente conhecida como “dor nas costas”, a lombalgia é uma das maiores causas de incapacidade funcional e morbilidade. Manifesta-se pela intensidade da dor, dificuldade na mobilização espontânea e início repentino.

 

Desta forma a prática de uma actividade desportiva deve ser feita atendendo a dois factores muito importantes: segurança e prevenção.

Por outro lado, a prática frequente de técnicas como a Quiromassagem e a Osteopatia, são ferramentas preciosas para contribuir ativamente para uma prevenção (e tratamento) músculo-articular.

 

Voltar a Notícias

Scroll to Top