Acupuntura na Dor

acupunturaA dor física é um dos maiores males do nosso tempo. Muitas pessoas, ao menor sinal de dor, correm para o armário para ir buscar um medicamento capaz de a combater. Mas isso não é solução - é apenas um adiamento… A dor é um sinal de que algo não vai bem no nosso corpo e é a origem do problema que deve ser combatida.

A dor crónica (persistente) é um problema generalizado que afeta milhões de pessoas de todas as idades, em todo o mundo. A dor crónica pode levar inclusivamente à depressão.

 

Mas o que é a dor?

A Associação Internacional para o Estudo da Dor definiu dor “como uma experiência sensorial e emocional desagradável resultante de reais ou potenciais problemas no tecido”. A dor crónica pode ser definida como uma dor que dura além do normal da doença aguda ou ultrapassa o tempo esperado de cura, e pode continuar indefinidamente.

 

Dicas para diminuir a dor:

 

  • Respire e medite: quando sentir crises de dor, pare e respire profundamente. Faça meditação, se possível, pois ela atua no sistema nervoso, fazendo com que sejam libertadas substâncias que provocam bem-estar e relaxamento. Assim, há melhoria no fluxo sanguíneo, no sono e também nas células de defesa do organismo. Além disso, melhora o humor e a concentração, diminui a ansiedade, a irritação e estabiliza a parte emocional.

  • Movimente-se: quando sentimos dor, é normal queremos ficar quietinhos, sem nos mexermos muito. Contudo, para minimizar a sensação, é recomendável mover-se, exercitar-se com frequência, mesmo com dor. A atividade física é benéfica porque aumenta o fluxo sanguíneo, diminuindo o processo inflamatório

  • Deixe de fumar: o tabaco piora a dor pois prejudica o fluxo sanguíneo e aumenta a pressão arterial.

 

Para além destas dicas, que ajudam na diminuição dos sintomas, as mesmas não dispensam um tratamento adequado, que atue na génese do problema.

A Acupuntura é um método eficaz que atua ao nível a dor crónica, porque promove bem-estar, relaxamento e equilibra o funcionamento do corpo.

 

Como a Acupuntura pode ajudar:

 

  • Estimula nervos localizados nos músculos e outros tecidos, o que leva à libertação de endorfina e outros fatores neuro-humorais, altera o tratamento de dor no cérebro e na medula espinal.

  • Aumento da libertação de adenosina, que possui propriedades anti-nociceptivas.

  • Modulação da rede límbico-paralímbica-neocortical.

  • Redução da inflamação, através da promoção da libertação de indicadores vasculares e imunomoduladores.

  • Melhora da rigidez muscular e mobilidade articular, aumentando a microcirculação local, que ajuda a reduzir o inchaço.

 

A Acupuntura apresenta-se assim como uma técnica que atua contra a dor, ajudando na melhoria e alívio de dores diversas. Existem ainda muitas outras situações onde esta técnica milenar pode atuar eficazmente.

 

Voltar a Notícias

Scroll to Top