Reflexologia Podal

Curso de Reflexologia Podal

5 meses

 

Introdução

 

A Reflexologia Podal é uma técnica de pressão que atua em pontos ou zonas reflexas específicas localizadas no pé, partindo da premissa que nestas zonas conseguimos ver correspondidas todas as partes do nosso corpo.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés utilizando principalmente os dedos das mãos, recorrendo a técnicas específicas. Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial terapêutico do organismo é estimulado.

A Reflexologia Podal baseia-se em teorias semelhantes às da Acupuntura que tratam o corpo como um todo. A Medicina Oriental acredita que o corpo se encontra atravessado por meridianos energéticos que mantém o equilíbrio funcional global do organismo, permitindo também o seu tratamento em caso de patologia. A Reflexologia atribui uma correspondência energética e neurofisiológica de cada região a locais específicos e estimuláveis dos pés.

Nos meridianos circula a energia ou Qi (lê-se “tchi”). Essa energia deve fluir com naturalidade; quando tal não acontece, pode desenvolver-se uma falta de bem-estar geral ou até mesmo uma doença.

A Reflexologia Podal vem assim permitir a reativação do fluxo do Qi nas regiões afetadas, as quais podem apresentar algum tipo de bloqueio ou desequilíbrio.

Em suma, a Reflexologia Podal é uma terapia que ajuda o paciente a relaxar, a restabelecer o equilíbrio e a melhorar a sua saúde, atuando de forma eficaz e duradoura, quer a nível preventivo quer a nível interventivo.

Programa Curricular:

 

 

Módulo Carga Horária 
T P EC  Total
I

Introdução à Reflexologia. Fundamentos da Reflexologia. Anatomia e zonas reflexológicas do pé. Fisiologia, fisiopatologia e tratamento reflexológico de disfunções do sistema urinário. Manipulações reflexológicas. 

4 8 18 30
II Fisiologia, fisiopatologia e tratamento reflexológico de disfunções do sistema nervoso e linfático. Massagem preparatória. 4 8 18 30
III Fisiologia, fisiopatologia e tratamento reflexológico de disfunções dos sistemas respiratório e circulatório.  4 8 18 30
IV Fisiologia, fisiopatologia e tratamento reflexológico de disfunções dos sistemas endócrino e reprodutor. A consulta em reflexologia podal. Procedimentos prévios, durante e após o tratamento reflexológico. 4 8 18 30
V Fisiologia, fisiopatologia e tratamento reflexológico de disfunções do sistema digestivo. Considerações adicionais sobre reflexologia podal.  4 8 18 30
Total

 

20

 

40

 

90

 

150

 

 

T = Aulas teóricas

P = Aulas práticas

EC = Estudo e trabalhos complementares

FAQ's

 

1. Para que serve a Reflexologia Podal?

R: A Reflexologia Podal é uma terapia que ajuda o paciente a relaxar, a restabelecer o equílibrio e a melhorar a sua saúde, usando determinadas técnicas de pressão que atuam em pontos ou zonas reflexas localizadas no pé.

 

2. Tenho de ser da área da Saúde para poder tirar o curso de Reflexologia Podal?
R:
 Não. O curso de Reflexologia Podal destina-se a todos aqueles que tenham interesse pela área das terapias manuais, independentemente da sua área académica ou atividade profissional.

 

3. Quando posso começar a exercer a Reflexologia Podal?
R:
 O curso de Reflexologia Podal tem a duração de 5 meses. Apesar de o aluno poder começar a praticar desde o primeiro módulo – sendo mesmo aconselhável que o faça, estará apto a iniciar a sua atividade de uma forma autónoma, quando terminar o respetivo curso.

 

4. Onde posso trabalhar com o curso de Reflexologia Podal?
R:
 Em vários locais tais como: SPA’s, Centros de Terapias, Clínicas de Estética e Bem-estar, centros de massagem, etc.

 

5. Posso exercer só Reflexologia Podal?
R:
 Sim. A Reflexologia pode aplicar-se como uma terapêutica única ou como coadjuvante de outras terapêuticas (convencionais ou não). O seu campo de atuação é muito vasto podendo ir desde problemas álgicos do sistema músculo-esquelético, a disfunções digestivas ou mesmo do aparelho geniturinário, entre muitas outras situações clínicas.

 

6. Que documentação necessito para poder exercer?
R:
 Do Certificado de Formação Profissional emitido pela entidade formadora, de acordo com a lei em vigor (portaria nº474/2010).

 

 

Para informações adicionais relativas ao Curso de Reflexologia Podal, estamos disponíveis para qualquer esclarecimento através do nosso email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Scroll to Top