Reflexologia Integral

 Curso de Reflexologia Integral

8 meses

 

Introdução

 

A Reflexologia é uma técnica de pressão que atua em pontos ou zonas reflexas específicas localizadas no pé, na mão ou na orelha, partindo da premissa que nestas zonas conseguimos ver correspondidas todas as partes do nosso corpo.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas (dos pés, das mãos ou das orelhas) utilizando principalmente os dedos das mãos, recorrendo a técnicas específicas. Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial terapêutico do organismo é estimulado.

A Reflexologia baseia-se em teorias semelhantes às da Acupuntura que tratam o corpo como um todo. A Medicina Oriental acredita que o corpo se encontra atravessado por meridianos energéticos que mantém o equilíbrio funcional global do organismo, permitindo também o seu tratamento em caso de patologia. A Reflexologia atribui uma correspondência energética e neurofisiológica de cada região a locais específicos e estimuláveis dos pés, das mãos ou até mesmo das orelhas.

Nos meridianos circula a energia ou Qi (lê-se “tchi”). Essa energia deve fluir com naturalidade; quando tal não acontece, pode desenvolver-se uma falta de bem-estar geral ou até mesmo uma doença.

A Reflexologia vem assim permitir a reativação do fluxo do Qi nas regiões afetadas, as quais podem apresentar algum tipo de bloqueio ou desequilíbrio.

Em suma, a Reflexologia é uma terapia que ajuda o paciente a relaxar, a restabelecer o equilíbrio e a melhorar a sua saúde, atuando de forma eficaz e duradoura, quer a nível preventivo quer a nível interventivo.

Programa Curricular:

 

 

Módulo Carga Horária

T

P EC

Total

I

Introdução à Reflexologia. Fundamentos da Reflexologia. Anatomia e zonas reflexológicas do pé. Fisiologia, fisiopatologia e tratamento reflexológico de disfunções do sistema urinário. Manipulações reflexológicas. 

4 8 6 18
II Fisiologia, fisiopatologia e tratamento reflexológico de disfunções do sistema nervoso e linfático. Massagem preparatória.

4 8 6 18
III Fisiologia, fisiopatologia e tratamento reflexológico de disfunções dos sistemas respiratório e circulatório. 

4 8 6 18
IV Fisiologia, fisiopatologia e tratamento reflexológico de disfunções dos sistemas endócrino e reprodutor. A consulta em reflexologia podal. Procedimentos prévios, durante e após o tratamento reflexológico.

4 8 6 18
V Fisiologia, fisiopatologia e tratamento reflexológico de disfunções do sistema digestivo. Considerações adicionais sobre reflexologia podal. 

4 8 6 18
VI Conceitos fundamentais da reflexologia da mão. Topografia das zonas reflexas da mão. Terapêuticas específicas da reflexologia da mão.

4 8 6 18
VII Introdução à auriculoterapia. Topografia auricular. Classificação e critérios de seleção dos pontos auriculares. 

4 8 6 18
VIII Tipos de avaliação. Contraindicações. Metodologia da auriculoterapia. Tratamentos para diferentes disfunções. 

4 8 6 18
Total

32

64 48

144

 

T = Aulas teóricas

P = Aulas práticas

EC = Estudo e trabalhos complementares

FAQ's

 

1. Porquê o nome: Reflexologia Integral?

R: Porque o curso de Reflexologia em causa engloba o tratamento das disfunções do corpo a partir de três zonas específicas: do pé, da mão e da zona auricular, proporcionando assim uma abordagem completa desta técnica.

 

2. Tenho de ser da área da Saúde para poder tirar o curso de Reflexologia Integral?
R:
 Não. O curso de Reflexologia Integral destina-se a todos aqueles que tenham interesse pela área das terapias manuais, independentemente da sua área académica ou atividade profissional.

 

3. Quando posso começar a exercer a Reflexologia Integral?
R:
 O curso de Reflexologia Integral tem a duração de 8 meses. Apesar de o aluno poder começar a praticar desde o primeiro módulo – sendo mesmo aconselhável que o faça, estará apto a iniciar a sua atividade de uma forma autónoma, quando terminar o respetivo curso.

 

4. Onde posso trabalhar com o curso de Reflexologia Integral?
R:
 Em vários locais tais como: SPA’s, Centros de Terapias, Clínicas de Estética e Bem-estar, centros de massagem, etc.

 

5. Posso exercer só Reflexologia Integral?
R:
 Sim. A Reflexologia pode aplicar-se como uma terapêutica única ou como coadjuvante de outras terapêuticas (convencionais ou não). O seu campo de atuação é muito vasto podendo ir desde problemas álgicos do sistema músculo-esquelético, a disfunções digestivas ou mesmo do aparelho geniturinário, entre muitas outras situações clínicas.

 

6. Que documentação necessito para poder exercer?
R:
 Do Certificado de Formação Profissional emitido pela entidade formadora, de acordo com a lei em vigor (portaria nº474/2010).

 

 

Para informações adicionais relativas ao Curso de Reflexologia Integral, estamos disponíveis para qualquer esclarecimento através do nosso email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Scroll to Top