Drenagem Linfática Manual

Curso de Drenagem Linfática Manual

5 meses

Introdução

 

A Drenagem Linfática Manual consiste na aplicação de manobras e técnicas destinadas a atuar diretamente sobre o sistema linfático contribuindo para o melhor funcionamento dos mecanismos de defesa do organismo.

O sistema linfático é uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que transportam o fluido linfático  (linfa) dos tecidos de volta para o sistema circulatório. O sistema linfático é pois um importante componente do sistema imunológico, na medida em que colabora com os glóbulos brancos para a proteção contra bactérias e vírus invasores.

A função desta técnica consiste essencialmente em drenar os líquidos excedentes que extravasam das células, permitindo eliminar as toxinas e os dejetos metabólicos presentes no corpo. Desta forma, a Drenagem Linfática Manual está diretamente relacionada com a filtração e reabsorção da linfa pelos capilares linfáticos e sanguíneos, bem como com vários sistemas, entre eles o circulatório, o renal, o digestivo e o respiratório.

Desta forma a Drenagem Linfática atua ao nível da redução dos edemas e da retenção de líquidos nos tecidos, da melhoria da hidratação e nutrição das células, acelera a cicatrização de feridas, aumenta a capacidade de absorção de hematomas e equimoses, entre outros.

Programa Curricular:

 

Módulo Carga Horária

T

P

EC Total

I

História da DLM. Estrutura do Sistema Linfático. Fisiologia do Sistema Linfático. Fisiopatologia do Edema. Prática de Drenagem Linfática Manual (DLM). Gânglios e vias linfáticas do abdómen. A DLM da parede abdominal. 

4 4 6 14
II Os efeitos da DLM. Contra-indicações da DLM. Gânglios e vias linfáticas dos membros inferiores. A DLM do membro inferior.  2 6 6 14
III

Gânglios e vias linfáticas da parte anterior do tórax e seios. A DLM do membro superior e face anterior do tórax e seio.

2 6 6 14
IV Gânglios e vias linfáticas. A DLM da parte posterior do tronco e zona lombar. A DLM da cabeça, rosto e nuca.  2 6 6 14
V Exemplos de aplicação nas várias patologias. Prática de DLM geral do corpo. Teste escrito. 3 5 6 14
Total

13

27

30 70

 

T = Aulas teóricas

P = Aulas práticas

EC = Estudo e trabalhos complementares

FAQ's

 

1. Tenho de ser da área da Saúde para poder tirar o curso de Drenagem Linfática Manual?
R:
 Não. O curso de Drenagem Linfática Manual destina-se a todos aqueles que tenham interesse pela área das terapias manuais, independentemente da sua área académica ou atividade profissional.

 

2. Tenho aulas práticas que me permitam aplicar os conhecimentos adquiridos?
R:
 Sim. Todos os módulos são divididos entre o conhecimento teórico e a aplicação na prática dos conhecimentos adquiridos, assim como das respetivas manobras. Na realidade, a parte prática do curso tem um peso importante nas aulas que são realizadas.

 

3. Onde posso trabalhar com o curso de Drenagem Linfática Manual?
R:
 Em vários locais tais como: SPA’s, Centros de Terapias, Clínicas de Estética e Bem-estar, centros de massagem, etc.

 

4. Posso exercer só Drenagem Linfática Manual?
R:
 A Drenagem Linfática é uma técnica com resultados comprovados em determinadas situações, sendo suficiente só por si. Contudo, existem outras técnicas que, quando associadas a esta, potenciam o efeito pretendido.

 

5. Que documentação necessito para poder exercer?
R:
 Do Certificado de Formação Profissional emitido pela entidade formadora, de acordo com a lei em vigor (portaria nº474/2010).

 

 

Para informações adicionais relativas ao Curso de Drenagem Linfática Manual, estamos disponíveis para qualquer esclarecimento através do nosso email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Scroll to Top