Terapia Manual Visceral

 Curso de Terapia Manual Visceral

 7 meses

 

Introdução

 

O método avaliativo e terapêutico das vísceras foi desenvolvido pelo osteopata e fisioterapeuta francês Dr. Jean-Pierre Barral, considerado o pai da manipulação visceral uma vez que se dedicou durante muitos anos a estudos clínicos e dissecativos. Ele percebeu que as manipulações da coluna alteravam o funcionamento dos órgãos e propôs-se estudar o caminho contrário: verificar se as manipulações das vísceras alteravam os sinais clínicos da coluna.

É deste fundamento que nasce a Terapia Manual Visceral, como a técnica que se dedica ao estudo das relações entre as vísceras, o sistema nervoso central e o sistema estrutural.

Todos os órgãos estão em movimento constante e em sincronia entre si, bem como com todas as estruturas que os rodeiam. Quando este equilíbrio se encontra alterado, estamos perante uma disfunção visceral.

Estas disfunções podem assumir várias características: viscero-espasmos, diminuição da mobilidade e motilidade da víscera, diminuição da vascularização, ptoses viscerais, aderências decorrentes de inflamações, infeções, intervenções cirúrgicas, traumas, postura incorreta por demasiado tempo, entre outros.

É neste contexto que surge a Terapia Manual Visceral, como a terapia que usa a palpação para sentir e eliminar alterações no funcionamento dos órgãos para assim corrigir disfunções no seu funcionamento. Ela estimula os mecanismos naturais do corpo para que se possa eliminar o efeito das tensões físicas ou emocionais que muitas vezes se encontram presentes nos órgãos, melhorando assim o seu funcionamento.

A Terapia Manual Visceral é, em suma, uma técnica que permite eliminar as tensões e as restrições das vísceras e tecidos, com vista ao seu pleno funcionamento.

Programa Curricular:

 

Módulo Carga Horária

TP

EC

Total

I

Fundamentos da Terapia Manual Visceral. Anatomia abdominal. Avaliação global Visceral. Dermalgias. 

12 24 36
II Anatomia, fisiologia, biomecânica, avaliação e correção do Fígado e da Vesícula Biliar. 

12 24 36
III Anatomia, fisiologia, biomecânica, avaliação e correção do Estômago.

12 24 36
IV Anatomia, fisiologia, biomecânica, avaliação e correção do Duodeno, Intestino Delgado, Intestino Grosso, Baço e Pâncreas.

12 24 36
V Anatomia, fisiologia, biomecânica, avaliação e correção do Diafragma e Cavidade Torácica e Pulmões. 

12 24 36
VI Anatomia, fisiologia, biomecânica, avaliação e correção do Rim, Uréteres e Bexiga. 

12 24 36
VII Anatomia, fisiologia, biomecânica, avaliação e correção do Aparelho Reprodutor.

12 24 36
Total

84

168

252

  

TP = Aulas teórico-práticas

EC = Estudo e trabalhos complementares

FAQ's

 

1. Tenho de ser da área da Saúde para poder tirar o curso de Terapia Manual Visceral?
R:
Não. O curso de Terapia Manual Visceral destina-se a todos aqueles que tenham interesse pela área das terapias manuais, independentemente da sua área académica ou atividade profissional.

 

2. Quais são as saídas profissionais que o curso de Terapia Manual Visceral proporciona?
R:
O Terapeuta Manual Visceral pode exercer a sua atividade por conta própria ou numa clínica privada. Poderá optar por exercer a sua atividade em Instituições de Cuidados de Saúde (Clínicas, consultórios), Centros de Reabilitação e Recuperação, Centros Desportivos ou Health Clubs, Termas, Lares de 3ª idade ou centros de Apoio a Deficientes.

 

3. Quando posso começar a exercer a Terapia Manual Visceral?
R:
O curso de Terapia Manual Visceral tem a duração de 7 meses. Apesar de o aluno poder começar a praticar desde o primeiro módulo – sendo mesmo aconselhável que o faça, estará apto a iniciar a sua atividade de Terapeuta Manual Visceral de uma forma autónoma, quando terminar o respetivo curso.

 

4. O curso de Terapia Manual Visceral dá acesso a que tipo de Certificação?
R:
O Instituto Kiros Portugal é uma entidade formadora certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), estando por isso habilitada a emitir certificados de formação profissional através da Plataforma SIGO, permitindo desta forma que o referido curso seja reconhecido pelo Estado Português. Assim, no final do curso, o aluno receberá o respetivo Certificado de Formação Profissional.

 

5. Qual a importância da plataforma SIGO?
R:
A SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) é uma plataforma de acesso reservado onde as entidades formadoras registam os percursos de qualificação desenvolvidos pelo formando para posterior emissão de certificados.

 

6. É necessário cédula profissional para poder exercer a atividade de Terapeuta Manual Visceral?
R:
Não. Para exercer a atividade de Terapeuta Manual Visceral é apenas necessário um certificado de formação profissional.

 

Para informações adicionais relativas ao Curso de Terapia Manual Visceral, estamos disponíveis para qualquer esclarecimento através do nosso email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Scroll to Top