Terapia Manual Sacro-Craniana

 Curso de Terapia Manual Sacro-Craniana

 5 meses

 

Introdução

 

A Terapia Manual Sacro-Craniana remonta às primeiras décadas do século XX, onde Willian Garner Sutherland descobriu um sistema de regulação para o organismo que se manifestava através de um movimento lento e rítmico do crânio, a que chamou Movimento Respiratório Primário (MRP). Mais tarde, entre 1975-1983, o médico e osteopata Dr. John Upledger, desenvolveu estudos sobre o movimento sincronizado entre o osso occipital e o osso sacro, denominando-o de ritmo craniossacral ou, sacro-craniano.
A Terapia Manual Sacro-Craniana consiste em libertar as restrições do sistema sacro-craniano e seus componentes, dissipando os efeitos negativos do stress e facilitando o processo de recuperação do próprio corpo (princípio da auto cura).

Estes movimentos podem ser detetados em qualquer parte do corpo humano, mas com mais facilidade no crânio, sacro e cóccix.  

São utilizadas técnicas manuais suaves com o objetivo de melhorar a função do sistema nervoso central e, desta forma, permitir que o paciente use o seu próprio sistema de auto regulação para libertar e dissipar as tensões que podem causar restrições em todo o corpo.

Em suma, a Terapia Manual Sacro-craniana é uma terapia que usa um conjunto de técnicas para relaxar e equilibrar o corpo e todo o sistema sacro-craniano de forma a eliminar tensões e outros obstáculos que se oponham à livre circulação do líquido céfalo-raquidiano, logo ao bem-estar e à saúde do indivíduo.

Programa Curricular:

 

Módulo Carga Horária

TP

EC

Total

I

Fundamentos da Terapia Manual Sacro-Craniana. Fisiologia do Movimento Respiratório Primário. 

12 24 36
II Anatomia, fisiopatologia, avaliação e correção do Occipital e SEB. Protocolo Cranial.

12 24 36
III Anatomia, fisiopatologia, avaliação e correção do osso Temporal, Parietal e Frontal.

12 24 36
IV Anatomia, fisiopatologia, avaliação e correção do Etmóide, ossos da Cara, Maxilar superior e Mandíbula.

12 24 36
V Crânio do bebé e sua evolução. Mecanismos lesionais, avaliação e correção do crânio do bebé.

12 24 36
Total

60

120

180

  

TP = Aulas teórico-práticas

EC = Estudo e trabalhos complementares

FAQ's

 

1. Tenho de ser da área da Saúde para poder tirar o curso de Terapia Manual Sacro-Craniana?
R:
Não. O curso de Terapia Manual Sacro-Craniana destina-se a todos aqueles que tenham interesse pela área das terapias manuais, independentemente da sua área académica ou atividade profissional.

 

2. Quais são as saídas profissionais que o curso de Terapia Manual Sacro-Craniana proporciona?
R:
O Terapeuta Manual Sacro-Craniano pode exercer a sua atividade por conta própria ou numa clínica privada. Poderá optar por exercer a sua atividade em Instituições de Cuidados de Saúde (Clínicas, consultórios), Centros de Reabilitação e Recuperação, Health Clubs, Termas, Lares de 3ª idade ou centros de Apoio a Deficientes.

 

3. Quando posso começar a exercer a Terapia Manual Sacro-Craniana?
R:
O curso de Terapia Manual Sacro-Craniana tem a duração de 5 meses. Apesar de o aluno poder começar a praticar desde o primeiro módulo – sendo mesmo aconselhável que o faça, estará apto a iniciar a sua atividade de Terapeuta Manual Visceral de uma forma autónoma, quando terminar o respetivo curso.

 

4. O curso de Terapia Manual Sacro-Craniana dá acesso a que tipo de Certificação?
R:
O Instituto Kiros Portugal é uma entidade formadora certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), estando por isso habilitada a emitir certificados de formação profissional através da Plataforma SIGO, permitindo desta forma que o referido curso seja reconhecido pelo Estado Português. Assim, no final do curso, o aluno receberá o respetivo Certificado de Formação Profissional.

 

5. Qual a importância da plataforma SIGO?
R:
A SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) é uma plataforma de acesso reservado onde as entidades formadoras registam os percursos de qualificação desenvolvidos pelo formando para posterior emissão de certificados.

 

6. É necessário cédula profissional para poder exercer a atividade de Terapeuta Manual Sacro-Craniano?
R:
Não. Para exercer a atividade de Terapeuta Manual Sacro-Craniano é apenas necessário um certificado de formação profissional.

 

Para informações adicionais relativas ao Curso de Terapia Manual Sacro-Craniana, estamos disponíveis para qualquer esclarecimento através do nosso email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Scroll to Top