A Quiromassagem

a-quiromassagemA Quiromassagem é uma técnica de terapia manual onde as mãos são o principal protagonista. Descubra tudo o que esta prática tem para oferecer no Instituto Kiros Portugal.

A Quiromassagem deriva da palavra grega "κιροσ" (quiros), que significa "mão" e massagem, definida como prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos moles do corpo para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores ou sintomas corporais. É portanto, uma massagem aplicada apenas com o auxílio das mãos.
Foi introduzida em Espanha pelo Dr. Vicente Lino Ferrándiz Garcia (1893-1981), naturopata que estudou na Suíça, desenvolvendo esta então inovadora técnica de massagem. As manipulações não são feitas com o corpo do massagista, mas através de técnicas aperfeiçoadas, aplicadas unicamente com a utilização das mãos, com fins terapêuticos, onde a massagem atua sobre o corpo e a mente, proporcionando um melhoramento do sistema circulatório, digestivo, esquelético, endócrino e linfático, com o objetivo de promover mais saúde e qualidade de vida.

Esta é uma técnica de massagem muito aperfeiçoada e que pode ajudar a mudar a vida e a controlar o stresse, entre outras doenças, além de contribuir para a sua saúde e bem-estar em geral.
Efeitos fisiológicos da massagem:

  • Aumento da circulação sanguínea linfática;
  • Aumento do fluxo de nutrientes;
  • Redução dos produtos catabólicos e metabólicos;
  • Estimulação do processo de cicatrização;
  • Resolução do edema e hematoma crónico;
  • Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo;
  • Alívio da dor;
  • Aumento dos movimentos das articulações;
  • Facilitação da actividade muscular;
  • Estimulação das funções viscerais;
  • Remoção das secreções pulmonares;
  • Promoção do relaxamento local e geral.

Na Quiromassagem, a mão adquire um grau muito elevado de destreza, convertendo-se num elemento insubstituível, porque só a mão humana é capaz de perceber exactamente a pressão que exerce, adaptá-la à superfície que está a tratar, e modificá-la em função da perceção obtida.
Esta técnica não deve ser considerada uma medicina alternativa, nem uma moda oriental, como poderia pensar-se devido à proliferação destas tendências nos últimos anos, mas sim uma técnica com indicações precisas e uma larga história que garante não se tratar apenas de mais uma moda. A Quiromassagem, exceto quando há contra-indicações específicas, não é incompatível com nenhum tratamento da medicina moderna, sendo uma prática higiénica que favorece a boa forma física e o bem-estar individual.

Hoje em dia, estudos realizados recentemente nos Estados Unidos avaliam a prática da Quiromassagem como uma das massagens com mais futuro.

Isto deve-se ao facto de esta técnica apresentar soluções para fatores de índole diversa, característicos da sociedade actual, como por exemplo: o desejo de nos mantermos em forma, o crescente interesse na prática do desporto, o envelhecimento da população, a obesidade e a celulite devidas ao sedentarismo, às insónias e ao stresse.

A Quiromassagem é mais do que um simples gesto ou conjunto de operações manuais, é uma forma excecional de se comunicar sem palavras e transmitida através das mãos, sentimentos agradáveis, energia de cura e relaxamento psicofísico e emocional. É uma terapia para todas as idades onde o principal objetivo é encontrar o equilíbrio.

Se ficou interessado(a) na técnica da Quiromassagem conheça o nosso curso aqui.

Voltar a Notícias

Scroll to Top